quinta-feira, 28 de maio de 2015

ARCA DO TESOURO NACIONAL - ABISMO!: BEM VINDO AO MUNDO DO SOBRENATURAL!





Olá amiguinhos!

Continuando nossa série de matérias da Arca do Tesouro Nacional, falaremos hoje sobre um RPG pioneiro, que apesar do sucesso, era um jogo indie e de publicação própria. De autoria de Marcos Aranha, o RPG Abismo! até hoje tem fans que aguardam pelo retorno de sua publicação.

O jogo era impresso um a um e distribuído na Gibeteria e Bárbaras Magias, tradicional loja de RPG no Rio de Janeiro, comandada pelos amigos Thiago e André que eram da equipe de organização do RPG RIO. Pelo baixo custo, e ótimo material, diferente de tudo que já havia sido antes publicado, o jogo logo fez sucesso, e nas palavras do autor, ele inclusive conseguia viver da venda das publicações.


Falando nele, convidamos Marcos Aranha, que esteve mestrando sua obra em nossa edição especial de aniversário, a RPG Brasil, para nos contar sobre o mais indie dos RPG's nacionais:



SdM - Marcos, o que você pode nos falar sobre Abismo!?

MA - Abismo! é um jogo de temática sobrenatural, que mistura UFO, ficção científica e sobrenatural, e conta com uma mecânica tão simples que poderia ser jogado com uma moeda. Basicamente, os testes são realizados com 1d100 (dois dados de dez faces), se o resultado acima de 50 sucesso, abaixo, falha! A opinião dos jogadores nas ações baseadas no roleplay são analisadas pelo grupo, cabendo ao mestre o voto de minerva em caso de empate. A interpretação conta como pontos que podem ser utilizados para bem, e para mal.

SdM - E qual foi a proposta ou motivação para criar algo tão diferente?

MA - Na época, assim eu como, muita gente que curtia os jogos de RPG queriam ter títulos nacionais, principalmente pela barreira linguística (algo que permanece, em menor escala nos dias atuais) e pela própria vontade de produzir coisas por aqui. A maior proposta do abismo era que toda aventura teria um tom didático, independente da ambientação. Tanto que na época a faculdade Candido Mendes introduziu o RPG vira como forma de ensino em salas de aula baseado no Abismo!, embora poucas pessoas saibam disso.

SdM - Essa sem dúvida foi uma contirbuição e tanto, mas e tiveram muitos problemas no caminho?

MA - Não teve por que eu não era ninguém conhecido, e as pessoas envolvidas se sentiam dentro trabalho, e de certa forma eu era uma voz que falava a mesma língua deles. De uma maneira geral, somente a questão divulgacional do jogo é que não era boa, era na base do boca a boca, e só vendia na Gibiteira e Bárbaras Magias, o que de certo modo era bom financeiramente falando, pois eu pagava um percentual a loja, e o resto era meu, sem editora ou distribuidor para pagar.

SdM - E vocâ acha que o jogo atingiu sua proposta?

MA - Acho que sim! As pessoa elogiavam na época, e mesmo hoje ainda recebo retorno de vários que me contam que desenvolveram gosto por leitura e estudo, que começaram a jogar RPG, tudo graças ao Abismo!. É o jogo diferente, de um brazuca comum e com dificuldades, que inspirou muitos!

SdM - E esses fans, querem uma nova edição?

MA - É difícil dizer, e até hoje não tive uma proposta concreta para isso. Pesquisei um pouco, e apesar de muitas publicações por aqui, o mercado editorial de RPG ainda me parece enfraquecido. Olhando nas grandes livrarias, ainda não existe expressão, tem sempre 2 ou 3 livros na prateleira, e quando tem mais, são de um mesmo sistema. Não há diversidade, e as editoras mostram desinteresse, ou desconhecimento sobre o que é o RPG.

SdM - E qual foi o legado de Abismo! para o RPG nacional?

MA - Eu acho que o cenário de jogos foram dominados por títulos que tinha a maquina de uma editora por trás . Títulos "caseiros" como o Abismo! nunca conseguiram brigar contra isso na época, pois as editoras tanto na época, como ainda hoje hoje preferem importar um produto pronto, porque diferente da época hoje existe uma linguagem muito mais globalizada, as pessoas tem mais acesso ao inglês, língua em que são lançados a maioria dos jogos. Abismo! deixa como principais legados tanto o fato de que é possível produzir RPG aqui no Brasil, com qualidade e de maneria autônoma, como tem ocorrido nos dias atuais, quanto a questão que é possível inserir o RPG no mercado educacional, e tirar dele essa macula visional das pessoas sobre o jogo.

Irado! Muito obrigado Marcos pelo tempo disponibilizado, e por nos apresentar mais esse grande marco do RPG nacional. Esse é o Saia da Masmorra, sempre trazendo matérias fantásticas e jogos diferentes para vocês conhecerem! Espero que gostem!

Let's game!

Edson Sorrilha.

3 comentários:

  1. boa noite tudo bem sou um amigo antigo do marco aranha do abismo...vcs tem o contato dele? pode ser face ou qqer coisa....obrigado abc

    ResponderExcluir
  2. Bruno,
    tem um grupo no facebook sobre Abismo!

    https://www.facebook.com/groups/446567792174531/?fref=ts

    Deve encontrar ele lá.

    ResponderExcluir